Novidades I

Publicado: 15 de julho de 2009 em Não categorizado

Fala galera!

Tudo bem?

Acabei de receber uma tonelada de novidades. São tantas que irei dividir em dois posts. Neste primeiro, gostaria de destacar três novidades bem interessantes que serão listadas abaixo.

A primeira é sobre o Microsoft Office 2010. Como todos devem saber, a Microsoft irá lançar em breve a nova versão da suíte de aplicativos para escritório mais famosa do mundo. Em um post anterior eu cheguei até a informar um link para que vocês pudessem se inscrever no Technical Preview (TP) do produto. Bem, as inscrições finalizaram e o TP foi lançado. Para completar, a Microsoft lançou também um site para que você possa obter mais informações sobre o produto. Para acessar o site, clique aqui. Vale ressaltar que a leitura do referido conteúdo irá lhe fornecer uma breve descrição do que está por vir e, no caso dos profissionais que trabalham com suporte de usuários, isso é imprescindível, pois, como sabemos, o Office sempre vai parar nas estações dos usuários.

A segunda notícia que abordarei neste post diz respeito às novas certificações que a Microsoft está colocando no mercado junto com os seus novos produtos (Windows 7 e Windows Server 2008 R2). Estou me referindo mais precisamente à certificação MCITP: Enterprise Desktop Support Technician 7. Segundo o site que a Microsoft disponibilizou para que as pessoas possam obter informações sobre esta certificação, os caminhos para obtê-la seriam os seguintes:

– Para quem não tem nenhuma certificação neste segmento, seria necessário fazer dois exames de certificação da Microsoft. No caso, são os exames 70-680 (Windows 7, Configuring) e 70-685 (Windows 7, Enterprise Desktop Support Technician).

– Para quem já é MCDST e/ou MCITP Enterprise Support Technician (Windows Vista), basta fazer o exame 70-682, que é o exame de migração.

Até aí você deve estar pensando que a novidade é falar sobre os nomes das provas. Realmente estes caminhos já eram de se esperar uma vez que a lógica é mais ou menos a mesma que a que é aplicada com o Windows Vista. A grande novidade, no entanto, está no fato de que, agora, o candidato à esta certificação precisa fazer uma prova de terceiros para complementar as certificações obtidas usando um dos caminhos citados anteriormente para, só então, conseguir o título de MCITP Enterprise Desktop Support Technician 7. Neste caso, você precisa optar por fazer as provas de uma empresa chamada HDI, que teria mais ou menos o mesmo papel que a CompTIA tem no mercado, ou seja, funciona como uma empresa que define alguns padrões que podem ser usados no mercado para se atingir a excelência em algum segmento da área de tecnologia (para o nosso caso, suporte à usuários dentro do ambiente corporativo).

Bem, até aí, vocês não devem estar vendo problemas, mas a questão é que ser aprovado em um dos exames de certificação da HDI é obrigatório para se obter a certificação de que estamos falando. Não é opcional. A HDI disponibiliza dois exames para tal objetivo. Você pode optar por fazer o exame HDI Support Center Analyst (HDI-SCA) ou o HDI Desktop Support Technician (HDI-DST). Estes exames, basicamente, falam sobre normas para se aplicar no gerenciamento do ambiente de TI. Mais ou menos como o ITIL faz. Aliás, alguns tópicos do ITIL existem na prova.

Acho a idéia boa, ou seja, para trabalhar com suporte corporativo, você precisará ter conhecimentos sobre como gerenciar um ambiente de TI (mesmo que não seja para gerenciar, mas entender como são as práticas recomendadas neste tipo de ambiente). O problema nesta certificação é o investimento que o candidato precisa fazer. São quase 200 doletas para fazer um destes exames. Ou seja, o investimento no exame é maior do que aquele que precisa ser feito para um exame de certificação da Oracle ou Cisco. E para piorar, vocês já tinham ouvido falar da HDI? Pois é, eu também não e acredito que uma boa parte do mercado brasileiro também não. Ou seja, será que vai agregar maior valor que uma certificação ITIL v3? Isso sem contar com outro detalhe importante: Quem vai oferecer um treinamento para o HDI? Lá no site o preço do treinamento, on-line, para não membros é bem salgado (praticamente US$ 600,00).

Para obter mais informações sobre a HDI e o seu exame de certificação obrigatório para a certificação Microsoft, clique aqui.

Tirem as suas conclusões e comentem!

Um abraço e leiam o Novidades II!

comentários
  1. Bruno disse:

    Campeão, tenho algumas dúvida sobre a Certificação para o Windows 7. No meu caso tenho que fazer a prova de upgrade pois já sou certifica nos requeisitos mínimos. Então agora tenho que fazer duas provas a 70-682 e mais os treinamentos da HDI em um dos assuntos citados por você? Resumindo é isso?Se já sou certificado Itil V3 ainda sim tenho que fazer treinamento da HDI?Se puder me responder no e-mail eu agradeço: brunov6@hotmail.comObrigado pela informação foi muito útil pois já estava procurando as provas para me atualizar.

  2. Bruno disse:

    Sabe me dizer qual + ou – vai ser o lançamento da prova 70-682?Obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s