File Server Capacity Tool (FSCT) 1.0

Publicado: 17 de setembro de 2009 em Não categorizado

Bom dia, galera!

Hoje irei falar sobre uma ferramenta que a Microsoft acabou de disponiblizar e que, acredito eu, irá ajudar muitos administradores de sistemas. Trata-se do File Server Capacity Tool (FSCT), que, de forma resumida, lhe dará as informações necessárias para que você dimensione o seu servidor de arquivos evitando gargalos no mesmo. Para facilitar a compreensão da utilidade da ferramenta, fiz a tradução (que segue abaixo) da descrição que a Microsoft colocou na página de download da mesma.

“Fazer o capacity planning e resolver problemas de desempenho de um servidor de arquivos é um aspecto crítico de alto nível na administração da rede. Centralizar os servidores de arquivos e disponibilizá-los para as estações dos clientes é, atualmente, uma norma dentro da maioria das redes corporativas. Este tipo de estrutura reduz os requisitos de storage, centraliza o backup, aumenta a disponibilidade dos arquivos e simplifica a revisão de documentos. Todavia, uma vez que o armazenamento dos dados e o acesso são centralizados, limitações de desempenho irão impactar na experiência de todos na rede. Projetar os requisitos de hardware necessários para que uma determinada quantidade de usuários possa acessar um workload específico, e entender onde os gargalos acontecem são pontos críticos para quem deseja aumentar a eficiência das configurações dos servidores. O FSCT pode ser uma ferramenta valiosa na hora de escolher um novo hardware para aquisição, identificando a capacidade do hardware existente, localizando os gargalos, e planejando a expansão dos recursos. A capacidade de throughput de um servidor de arquivos pode ser expressa como o número máximo de operações por segundo ou pelo número máximo de usuários suportados pela configuração. Estes valores são influenciados por diversos fatores, que podem incluir a velocidade do processador, memória disponível, velocidade do disco, latência de throughput da rede e a velocidade com que as requisições SMB são processadas.”

A versão final desta ferramenta está disponível para as plataformas x86 e x64. Os sistemas operacionais suportados são Windows Server 2003, Windows Server 2003 R2, Windows Server 2008, Windows Server 2008 R2, Windows Vista SP2 e Windows 7.

Downloads disponíveis em:

x64: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=en&FamilyID=b20db7f1-15fd-40ae-9f3a-514968c65643
x86: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=en&FamilyID=0b212272-1884-4af1-972d-42ef1db9f977

O download da ferramenta está no formato ZIP. No caso, você encontra dentro do pacote, além da ferramenta, um white-paper que explica como usar a ferramenta (vale a pena ler esta documentação).

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s