Windows XP Mode Updated

Publicado: 18 de março de 2010 em Não categorizado

Salve galera!

Tudo bem?

Como todos sabem, existem algumas aplicações que não funcionam adequadamente no Windows 7. Apesar dos esforços da Microsoft em compatibilizar aplicativos com o Windows 7, sabemos que a elevada gama de aplicações existentes faz com que esse seja um desafio bem grande para ultrapassar. Além disso, em função da maneira como determinadas aplicações funcionam no sistema, sempre existirão aquelas que não irão funcionar mesmo.

Pensando nisso, a Microsoft desenvolveu o Windows XP Mode. O principal objetivo deste produto é o de permitir que as aplicações legadas (antigas) sejam executadas em sistemas baseados no Windows 7. A mágica é feita porque através do Windows Virtual PC (sucessor do Microsoft Virtual PC 2007) uma máquina virtual do Windows XP SP3 é executada e, de lá, a aplicação incompatível com o Windows 7 será executada. Ou seja, a aplicação funciona porque, na prática, ela não está em execução no Windows 7 e sim no Windows XP SP3.

Mas aí você deve estar se perguntando: Quer dizer que preciso ficar com o meu desktop e ainda abrir uma máquina virtual com outro desktop por causa de uma aplicação só? Pois é! A Microsoft também pensou nisso e criou um recurso no Windows Virtual PC onde é possível publicar as aplicações instaladas no sistema operacional convidado (Windows XP, Windows Vista e Windows 7) no sistema operacional host, no caso, o Windows 7.

Com isso, a experiência final do usuário é trasnparente e sem traumas, porque o mesmo não tem como imaginar que quando ele aplicar dois cliques sobre aquele ícone na Área de trabalho, uma máquina virtual será aberta em segundo plano e, assim, a aplicação é aberta.

Quer um exemplo prático? No meu notebook eu tenho este problema. Eu possuo conta em um banco que, na sua solução de Internet Banking precisa que um módulo de segurança seja instalado no sistema e que o navegador irá usar para proteger o usuário. O problema é que, para o caso do software usado por este banco, eu nunca consegui fazer com que o serviço de Internet Banking funcionasse corretamente exatamente por causa de um problema de compatibilidade com o Internet Explorer 8 (antes que algum engraçadinho fale alguma coisa, testei com o Firefox e também tive problemas rsrs). Por incrível que pareça, a aplicação só funciona corretamente quando executada no Internet Explorer 6.

É aí que entra o Windows XP Mode. Como o mesmo executa o Internet Explorer 6, bastou para mim publicar o mesmo no Windows 7 e, assim, uso o referido navegador sempre que preciso acessar o banco.

Você gostou da idéia e gostaria de usar na empresa? É possível sim, mas você deve considerar que o Windows XP Mode não lhe dará ferramentas de gerenciamento centralizado. Sendo assim, para pequenas empresas a solução é boa, mas para ambientes grandes você precisará contar com o Microsoft Desktop Optimization Pack (MDOP). Dentro deste produto você encontra o Microsoft Enterprise Desktop Virtualization (MED-V), que lhe oferece a mesma idéia de solução. Ou seja, você fará a aplicação ser executada no computador do usuário através de uma máquina virtual executada em segundo plano.

O grande diferencial do MED-V está no fato de que você consegue gerenciar o produto de forma centralizada. Sendo assim, para cenários grandes, o ideal é o MED-V. Para ambientes pequenos, use o Windows XP Mode.

Se interessou pelo Windows XP mode? Bem, a questão até alguns dias atrás estava em um requisito para usar o referido produto. O problema era que o Windows Virtual PC que, como foi dito anteriormente, é a plataforma onde o Windows XP Mode é executado, precisava que o processador do computador do usuário tivesse o suporte para as instruções de virtualização (Intel VT ou AMD-V).

Qualquer processador que se compre hoje possui instruções de virtualização (salvo alguns poucos modelos), mas como temos desktops de 2 até três anos onde o Windows 7 pode ser usado, estes sistemas não possuem, necessariamente, as instruções de virtualização.

Aí é que está a novidade! A Microsoft acabou de remover este requisito. Em outras palavras, o que estou dizendo é que agora é possível usar o Windows Virtual PC e consequentemente o Windows XP Mode mesmo em computadores que não tenham o suporte para as instruções de virtualização. Vale resslatar que, se o seu sistema possuir as referidas instruções, o mesmo será beneficiado pelo recurso.

Mais informações sobre o esta mudança e o respectivo download você encontra aqui.

Quer mais informações sobre o MED-V, clique aqui.

Um abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s