Atualização para o XP Mode disponível para download

Publicado: 23 de março de 2010 em Não categorizado

Salve galera!

Como foi visto no meu último post, a Microsoft lançou uma atualização para o Windows XP Mode que permite usar o Windows Virtual PC com o referido produto mesmo em sistemas que não possuam um processador habilitado para trabalhar com as instruções de virtualização (Leia mais aqui).

Para saber se o seu sistema possui este suporte, basta usar uma ferramenta da própria Microsoft. O download da mesma pode ser feito aqui.

Quando você tenta executar o Windows XP Mode em um sistema que não possui o suporte para a virtualização habilitado a mensagem que você irá encontrar é a que se segue na figura abaixo.

Unable to start Windows Virtual PC because hardware-assisted virtualization is disabled

Se o seu processador não tiver o suporte para a virtualização, a mensagem de erro que será apresentada será a que se segue abaixo.

Cannot start Windows Virtual PC Host Process. Check the System event log for more details

Ou ainda essa…

Windows Virtual PC cannot start because this computer does not support hardware-assisted virtualization

Quando você executa a ferramenta que valida se o seu processador possui as instruções de virtualização, e as mesma não estão habilitadas no BIOS, a mensagem abaixo será apresentada.

HAV is not enabled

Esse é o caso de sistemas onde bastaria entrar no Setup do sistema para habilitar o recurso. Porém, existem casos onde isso não é possível. Isso acontece, por exemplo, em alguns notebooks Sony Vaio. No caso, os processadores que acompanham os notebooks deste fabricante podem até suportar virtualização, mas as instruções do mesmo estão desativadas no Setup e não é possível habilitá-las.

Agora, existe o caso em que o seu processador é de um modelo que não possui mesmo as instruções de virtualização. Neste caso, a mensagem exibida será a que se segue abaixo.

Does not support HAV

Se você leu o post até aqui e percebeu que você se enquadra em algum destes casos, você pode baixar a atualização que permite que o Windows Virtual PC e, consequentemente, o Windows XP Mode sejam executados nestes sistemas.

O download da versão 32 bits pode ser baixada no link: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=837f12aa-1d37-464e-ae59-20c9ecbebaf6

O download da versão 64 bits pode ser baixada no link: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=e70dd043-e262-43c0-a002-446567f1e2b4

Com a atualização adequada instalada no sistema, você precisará atualizar os Componentes de Integração da máquina virtual que executa o Windows XP Mode. No caso, antes da atualização, a versão dos referidos componentes é a 14.0.7600.16392. Para verificar esta informação você pode abrir o Adicionar ou remover programas no Painel de controle do Windows XP Mode e, na sequência, clicar em Componentes de Integração do Windows Virtual PC. Com este item selecionado, você deve clicar no link Clique aqui para obter informações de suporte. Na janela que se abre, você poderá conferir a versão dos Componentes de integração. Veja abaixo.

image

Se este for o seu caso, na janela do Windows Virtual PC que exibe a máquina executando o Windows XP Mode, clique em Ferramentas, Atualizar componentes de integração. Feito isso, a versão dos Componentes de integração será alterada para 14.1.7600.16403.

Espero que estas informações sejam úteis!

Um abraço e até a próxima!

comentários
  1. Rafael disse:

    Igor, tu tem que me passar o seu email novo. Enviei para o antigo e caiu lá na mesa do chefe!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s