Atualizando o seu Nokia Lumia 820 para o Amber

Publicado: 18 de novembro de 2013 em Amber, Lumia820, Nokia, Windows Phone

Olá, pessoal!

Depois de um longo período sem escrever, estou retomando as atividades com este artigo que fala sobre como atualizar o seu Windows Phone Nokia Lumia 820 para a tão falada versão Amber, caso a sua operadora ainda não tenha liberado a mesma. Seguem algumas melhorias disponibilizadas com esta atualização:

  • Melhoria no algoritimo de processamento de imagens melhorando a qualidade das fotos que você tirar
  • Possibilidade de instalar o Nokia Smart Camera, que só estava disponível, inicialmente, para o Lumia 925. Depois de aplicar a atualização, será possível instalar a aplicação diretamente da Windows Store
  • Possibilidade de silenciar uma chamada inoportuna apenas virando a tela do  telefone para baixo
  • Possibilidade de configurar uma tela de espera que apresenta o relógio e algumas outras informações. Sem esta atualização, depois que a tela escurece, você precisa “acordar” o telefone para ver a tela de bloqueio com estas informações
  • Resolver o bug de imagens e músicas que são duplicadas dentro da biblioteca
  • Melhorias de performance e estabilidade, etc.

 

Bem, o problema é que, como disse no início do post, esta atualização está sendo disponibilizada aos poucos pelas operadoras. Assim, quando a mesma estiver disponivel para o seu aparelho, você poderá atualizar o sistema sem dificuldades.

Agora, se você é mais apressado e deseja atualizar o seu aparelho antes que esta seja liberada para o seu telefone, siga os procedimentos abaixo.

AVISO: Ao atualizar o aparelho usando o procedimento normal, ou seja, o de aguardar que esta atualização seja liberada pela sua operadora, nenhum dado é perdido. Ou seja, o seu telefone recebe a atualização e, com isso, você continua com todos os seus dados (fotos, músicas, configurações, jogos, etc.). Ao executar o procedimento descrito nesse artigo, você irá “formatar” o seu aparelho. Ou seja, é importante que você faça um backup dos seus dados antes de prosseguir e que esteja preparado para reinstalar as suas aplicações depois que o procedimento for finalizado, ok? Outra questão importante: Você irá executar este procedimento por sua conta própria e risco. Ou seja, se você tiver problemas durante este processo, será necessário levar o seu aparelho na autorizada para resolver. Assim, só siga estes passos, caso tenha certeza do que está fazendo, ok?

Procedimento:

Para começarmos, você precisará de um software especial, da própria Nokia. O produto chama-se Nokia Software Updater (NSU). Procurando um pouco na Internet você encontra este aplicativo.

Depois de instalar o mesmo, você irá plugar o seu aparelho no computador através do cabo USB. Além disso, é importante que o seu aparelho esteja com carga completa antes de iniciar o processo. Você também precisará de uma conexão com a Internet para poder baixar a atualização.

Feito isso, abra o NSU. A versão que usei estava em português e a aplicação é bastante simples. Basicamente, uma checagem é feita para saber se existe uma atualização para o seu aparelho. Ou seja, usando este método, o seu telefone será atualizado sem passar pela sua operadora, entende? Veja na figura abaixo o que acontece quando o seu aparelho é classificado como atualizável.

Figura01

Depois de clicar em Atualizar, um alerta será exibido informando que o seu telefone será apagado como parte do procedimento de atualização. Veja na próxima figura.

Figura02

Antes de iniciar, o programa de atualização irá verificar o firmware do seu aparelho para selecionar a atualização correta (caso esteja disponível pela Nokia).

Figura03

O processo de atualização terá início com o download da atualização para a sua máquina.. Este processo pode demorar bastante. Depois que o mesmo for concluído, a atualização do aparelho irá começar automaticamente.

Figura04

Agora é só aguardar o processo terminar e começar a configurar o seu telefone novamente.

Conclusão

Atualizar o seu aparelho não é complicado. Apesar disso você deve assumir todos os riscos envolvidos nesse processo, incluíndo o de perder o aparelho, caso alguma coisa dê errado. Se você parar para pensar, pode existir alguma razão técnica para que a operadora tenha resolvido não liberar a atualização para o seu aparelho, certo?

Assim, não execute este procedimento caso o seu trabalho, por exemplo, dependa do funcionamento do aparelho. Apesar de não conhecer ninguém que tenha tido um problema deste tipo ao executar este procedimento, alguém pode passar por isso uma primeira vez, certo?

Bem, espero que vocês tenham gostado!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s