Erro 0x80073712 ao instalar componente

Publicado: 30 de novembro de 2013 em .Net Framework 3.5, 0x80073712, CBS, DISM, Manifest, RRAS, Windows Server 2012 R2, WS2012R2, WSUS

Salve, Galera!

Esta semana me deparei com um problema que me tomou um bom tempo até encontrar a resolução.

O cenário era o seguinte:

Eu estava preparando um servidor com o Windows Server 2012 R2 e precisava instalar algumas funções de servidor e alguns recursos do sistema também.

Durante este processo, usei o Server Manager (Gerenciador de Servidor) do Windows e, usando o assistente, consegui habilitar a maioria dos componentes que precisava. Apesar disso, ao tentar instalar, especificamente, as funções de servidor RRAS e WSUS, e o componente .Net Framework 3.5, recebia, depois que o assistente tentava instalar os mesmos, a mensagem com ocódigo de erro 0x80073712.

Pelo texto da mensagem, entendi que havia algum problema com o repositório da imagem de instalação e que, com isso, o assistente não conseguia finalizar o assistente com sucesso.

Sendo assim, tentei novamente, instalando os componentes individualmente. O mesmo problema aconteceu.

Aqui vale uma observação: No caso do recurso .Net Framework 3.5, este componente possui uma peculiaridade. Os bits de instalação dele não se encontram no repositório de instalação do sistema e a sua localização precisa ser indicada durante o assistente de instalação do Server Manager, normalmente, em x:\sources\sxs, onde “x” representa a letra da sua unidade de DVD (ou a letra onde a imagem ISO foi montada, é claro). No meu caso, mesmo fazendo esse apontamento, o problema continuava.

Para o caso do .Net Framework, fiz a suposição de que a minha mídia de instalação pudesse estar com algum problema e, assim, fiz o download do kit de instalação standalone do .Net Framework 3.5 para Windows 8.1 (x64) a partir do Download Center da Microsoft. Com ele, consegui fazer a instalação do referido componente sem dificuldades.

Agora, restavam as duas funções de servidor do Windows. Ou seja, o RRAS e o WSUS. No caso destes dois, os mesmos deveriam ser instalados a partir do repositório de instalação interno do próprio sistema. Uma vez que eu suspeitava que a mídia de instalação pudesse estar com algum problema, não adiantaria tentar fazer a instalação destes componentes usando outra fonte como referência.

Bem, fiz outra tentativa, mas ainda recebia a mesma mensagem de erro. Com isso, iniciei uma pesquisa que me levou à um site da Microsoft que informava como resolver problemas ocasionados pela corrupção do manifesto do Serviço Baseado em Componente (CBS), ocasionando a mensagem com o código de erro que recebi.

Lendo o artigo, descobri que o referido problema poderia acontecer, não somente quando tentávamos instalar um componente do sistema, mas que poderia se manifestar também quando tentávamos aplicar uma atualização disponibilizada via Microsoft Update.

Tudo parecia estar esclarecido não fosse pelo informação contida em “Aplica-se a” do artigo. No caso, as soluções propostas se aplicavam apenas ao Windows Vista, Windows 7 e Windows 8.

Desta maneira, resolvi tentar o procedimento indicado para o Windows 8, por ser a versão de sistema mais próximo daquele que eu estava usando (Windows Server 2012 R2).

O procedimento consiste no seguinte:

  • Abra um Prompt de Comandos com elevação de privilégio (Botão direito no ícone do prompt/Executar como Administrador)
  • Com o mesmo aberto, execute a seguinte linha de comando:

DISM /Online /Cleanup-image /Scanhealth

Ao finalizar o comando, como resultado recebi a informação de que foram encontrados erros que poderiam ser corrigidos.

  • Sendo assim, na sequência, executei o seguinte comando:

DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth

O resultado deste comando era o que eu precisava ver. Ou seja, a informação de que o problema havia sido resolvido.

Desta forma, parti para o ServerManager novamente e, como era de se esperar, o procedimento para instalar os componentes foi resolvido.

Segue o link de referência da Microsoft aqui.

Espero que estas informações ajudem outras pessoas nesta situação!

Até a próxima!

comentários
  1. DAC disse:

    Não tem que não pensaria em formatar, justo numa instalação…

    • sobitsnamente disse:

      Quando vi o problema pela primeira vez, achei que poderia ser algum problema com a instalação e cheguei a instalar novamente. Como o problema ocorreu com a nova instalação, vi que a causa do problema não poderia estar em uma instalação corrompida. Assim, tive que pesquisar pelo código de erro (o que deveria ter feito desde o início rsrs).
      Obrigado pela visita!
      Abraço,

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